O que é a Classificação Thema?

  Questões técnicas

A Classificação Thema é uma classificação que diz respeito ao assunto da obra. A Classificação Thema vem se juntar aos demais campos de assunto já existentes no MercadoEditorial.org (Áreas, CDD, Códigos BISAC e palavras-chave). Ela ajudará as editoras a inserir e aprofundar mais opções de assunto para seus livros.

O Thema foi criado pelo EdiTEUR, que é a mesma entidade livreira internacional responsável pelo ONIX. A Classificação Thema tem o objetivo de ser uma classificação mais global do que as categorizações já existentes, com mais opções de assuntos e temáticas.

A Classificação Thema é dividida em 20 categorias (que se iniciam em letras) e 6 tipos de qualificadores (que se iniciam com números).

A categoria “A” é a categoria de Artes, por exemplo. O código “AB” é o código que diz respeito à “Artes: questões gerais”; o código “ABA” é o de ‘Teoria da Arte’; O código ‘ABC’ é o de ‘Conservação de obras de arte’ e assim por diante.

Os qualificadores têm 6 tipos: Lugar (1), Língua (2), Tempo (3), Educação (4), Interesse (5) e Estilo Artístico (6).

O qualificador 1A é o qualificador “Mundo”; 1D é o qualificador “Europa”; 1DD é o qualificador “Europa Ocidental”, e assim por diante.

Assim, a editora pode combinar diferentes categorias e qualificadores, para melhor classificar sua obra.

Com base em recomendações de órgãos internacionais de boas práticas em metadados (como o EdiTEUR), o MercadoEditorial.org disponibilizará à editora a possibilidade de inserir até 5 categorias e 5 qualificadores – totalizando até 10 códigos. É possível que um livro tenha 5 categorias e apenas 1 qualificador, por exemplo. O qualificador não está exatamente ligado à categoria selecionada, mas sua ligação com ela é implícita.

A Classificação Thema é opcional na plataforma; no entanto, há uma regra: um livro pode ter diversas categorias e nenhum qualificador; ou até mesmo uma categoria e diversos qualificadores; o que não pode ocorrer é um livro com um ou mais qualificadores e sem nenhuma categoria.

Para as editoras, no cadastro do produto, ao inserir um código BISAC, nosso sistema automaticamente fará o preenchimento de uma categoria Thema relacionada ao código BISAC inserido. É importante notar que este mapeamento BISAC-Thema foi criado pelo próprio EdiTEUR e trata-se de uma sugestão. A editora, caso queira, pode trocar a categoria Thema sugerida ou mesmo excluí-la, pois o campo é opcional na plataforma.

Para saber mais sobre o Thema, clique aqui (conteúdo em inglês).

Para conferir a listagem completa de categorias e qualificadores em português, clique aqui.

Para conferir o mapeamento BISAC-Thema feito pelo EdiTEUR, clique aqui.